O ENEM Digital, como o próprio nome sugere, é uma modalidade desse exame realizada digitalmente. A primeira edição dessa modalidade aconteceu em 2020, mas foi aplicada somente em 2021 devido ao coronavírus. 

Segundo o próprio MEC, o objetivo é tornar o ENEM totalmente digital até o ano de 2026. Afinal, a modalidade do ENEM Digital diminui os custos com as impressões, além de facilitar o acesso de todos os estudantes. 

Embora ainda siga algumas regras tradicionais, o ENEM Digital promete mudar a forma do exame. Ainda não conhecia essa modalidade? Continue a leitura para conhecer todas as características desse grande passo para a educação brasileira. 

enem digital

Sabia que na Estácio você pode fazer um curso de graduação com a nota do ENEM? Acesse o site e confira!

Descubra tudo sobre o ENEM Digital

Primeiramente, o ENEM Digital foi criado no ano de 2020, sendo aplicado para mais de 100 mil estudantes de algumas regiões brasileiras. O objetivo do MEC é garantir que esses exame seja 100% digital até 2026. 

Essa mudança está sendo realizada para garantir que haja menos custos com a impressão dos exames. Além disso, por se tratar de uma prova digital, os candidatos terão mais facilidade de acessar a página. 

Para conferir mais informações sobre o ENEM Digital, os candidatos devem acessar o edital do exame. Dessa maneira, é possível descobrir qual é a data oficial do exame, justificar a ausência, qual é a taxa de inscrição e quando os resultados serão divulgados. 

Segundo o MEC, o ENEM Digital de 2021 conta com algumas novidades. Os estudantes que precisarem de atendimento especial, ou recursos de acessibilidade, contam com a aplicação de provas ampliadas, super ampliadas e com contraste. 

O que é a modalidade digital do ENEM?

O ENEM Digital, como o próprio nome sugere, é o exame digital. Essa mudança vem sendo aplicada aos poucos pelo MEC, que tem como objetivo, estabelecer o exame 100% digital até o ano de 2026. Afinal, desde a sua criação, ele é aplicado no modelo impresso.

Como uma maneira de diminuir os custos com a impressão, além de facilitar o acesso ao exame por parte dos estudantes, essa é a medida proposta pelo MEC. Porém, ele continua seguindo algumas regras do modelo tradicional. 

Por se tratar de uma modalidade digital do exame, no local da prova, estarão disponíveis computadores para os candidatos. Dessa maneira, os estudantes que escolheram essa opção, realizaram o exame digital do Enem

Então, embora seja uma modalidade digital, isso não significa que os estudantes podem fazer onde quiserem. E, assim como acontece com o modelo impresso, um local será designado para o exame acontecer. 

Na primeira edição do ENEM em formato digital, os estudantes responderam as questões de múltipla escolha no computador, e fariam a redação no papel impresso. Segundo o MEC, não houve tempo para aplicar a redação digitalmente, mas nos próximos anos essa será uma possibilidade. 

Como funciona o exame digital?

Assim como o modelo impresso, questões de diferentes áreas de conhecimento são aplicadas no modelo digital. Então, se você tem interesse em descobrir quais são elas, veja as informações:

  • Ciências Humanas: Como a maioria dos estudantes sabe, as áreas das Ciências Humanas envolvem História, Filosofia, Geografia e, por fim, Filosofia.
  • Ciências da Natureza: Essa área do conhecimento engloba diferentes materiais, como os de Química, Biologia e Física. 
  • Linguagens: Essa área de conhecimento envolve diversas matérias, como Portugues, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Literatura. 
  • Matemática: Por fim, os estudantes devem responder questões da área de Matemática e suas tecnologias. 

Portanto, para responder ao exame digital, os estudantes devem conhecer as principais matérias de todos os conhecimentos citados. Vale ressaltar que, nesse caso, as respostas serão feitas nos computadores. 

No modelo digital, os estudantes devem responder a 180 questões de múltipla escolha, que são divididas em dois dias de exame. E, assim como no modelo tradicional, é necessário estar no local da prova antes dos portões serem fechados. 

enem digital

Como funciona a redação no modelo digital do ENEM?

Assim como no modelo impresso, os estudantes devem responder às questões de múltipla escolha, além de escrever uma redação. O gênero desse texto segue o mesmo padrão: dissertativo-argumentativo. 

Porém, como citado anteriormente, o MEC ainda não conseguiu adaptar a redação para o modelo digital. Nesse caso, os candidatos realizam o exame digital e, para desenvolver a redação, usam um papel impresso. Estima-se que, nos próximos anos, essa será uma possibilidade. 

Além disso, a redação continua solicitando o mesmo padrão: um tema geral será proposto, onde os candidatos devem propor uma solução, levando em consideração seus próprios argumentos. 

Como participar do exame digital?

Se você quiser participar do ENEM Digital, deve informar sobre a sua decisão no momento da inscrição. Atualmente, não existe nenhum calendário previsto para a aplicação desse exame. 

Lembre-se que, para participar do exame digital do ENEM, é necessário ter concluído o ensino médio. Ou seja, se você for um participante treineiro, não poderá solicitar essa modalidade no ato da inscrição. 

Como funciona o ENEM Digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *